Filtragens | Filtering | Filtración

Então ontem tivémos uma reunião relâmpago e por isso este post vem atrasado mas para compensar vamos ter ainda mais surpresas para vos mostrar em breve, vai valer a pena 🙂 Por agora e como prometido, aqui está o nosso sistema de filtragem da Oilybits acabado de chegar mas já em funcionamento!
Oilybits

Existem muitas variantes de sistemas caseiros de filtragem e uma simples busca na internet ou no youtube vai-vos mostrar muitas possibilidades, desde os mais arcaicos que trabalham apenas com a força da gravidade e com filtros de ganga até aos mais complexos com bombas ligadas a motores, medição de pressão, depósitos de inox, etc. No nosso caso, como somos principiantes e vamos andar na estrada, teríamos de ter um sistema bastante básico de manutenção simples, económico e que fosse também bastante portátil para que o pudéssemos transportar na Amarela sem problemas. Além disso, queríamos que fosse de baixo consumo energético por isso não pusémos de parte a nossa amiga gravidade. Há quem diga que “assim nunca mais”, sinceramente achamos que estamos todos muito habituados a que as coisas sejam instantâneas, tudo tem de ser imediato e não há muita paciência para processos que dêem algum trabalho ou que demorem um pouco mais do que “já”. Sim, demora mas não tem de se ficar a olhar para o óleo, pode-se ir fazendo outras coisas e ir espreitando de vez em quando para controlar o processo. De qualquer forma, esta filtragem que estamos agora a fazer é a mais demorada porque estamos ainda a começar a perceber como funciona todo o processo e porque temos de filtrar muito óleo de uma só vez. Quando estivermos na estrada não vamos filtrar tanto óleo e, claro, também não temos pressa.

Sistema filtragem

Mas voltando ao nosso sistema de filtragem, quando tivémos de decidir e depois de muitas ajudas do biotrucker Andy e do Adrian da Oilybits, optámos pelo que vêem aqui: um sistema simples composto por uma bomba de alumínio que funciona com um berbequim, dois filtros (um de 30 microns e o outro de 10 microns), mangueira e abraçadeiras. Está tudo fixo a uma placa (que foi uma porta) e a bomba tem uns reforços de madeira e uma placa de alumínio, porque faz muita força quando está a funcionar, e tem até uns pézinhos amovíveis. Tudo isto cabe na perfeição no bocadinho de espaço entre os dois depósitos grandes na traseira da carrinha.

O que temos feito até agora tem sido recolher o óleo que os nossos amigos nos têm conseguido arranjar (obrigado Telmo, Quica, Kishan, Diogo, Silvina, Adar, Nuno, Iram, Raquel, Pedro, D.Ema e Sr.Carlos), filtrá-lo com um passador e deixá-lo repousar durante uns dias para que se separe de resíduos, àgua, etc. Passado esse tempo, tiramos o óleo mais limpo que está à superfície do garrafão/bidon e vamos pondo noutro recipiente a passar pela ganga. Depois leva-se o recipiente/bidon/garrafão do óleo pré filtrado para junto do sistema montado e acaba-se o processo com a bomba e os filtros, esta parte é bastante rápida, filtrámos 10 litros de óleo em poucos minutos.
Para já, estamos a improvisar e a aprender à medida que vamos. Temos um pequenos caos no jardim e horta de casa dos pais Bragança, onde temos espalhados muitos garrafões e bidons de tamanhos vários, chapéus de sol para proteger da chuva, panos e sacos multifunções. Nós (e os pais Bragança) esperamos que com a viagem possamos aprender a ter o nosso caos mais bem  organizado e consigamos filtar óleo com a perícia de quem de facto sabe o que está a fazer.

Joaninha com cor

So yesterday we had an unplanned meeting meaning this post is late, but to make it up for you we’ll have more surprises to show you soon, it will be worth it 🙂 So for now and as promised, here is our filtering system from Oilybits, just arrived but already working!

There are many different homemade filtering systems around and a simple google or youtube search will show you many options, from the more basic ones that work only with gravity and jean filters to the more complex systems with high tech pumps connected to motors, pressure gauges, stainless steel tanks, etc. In our case, being beginners and on the road, we would need a pretty basic system low in maintenance and budget and also portable, so we can easily carry it with us in Amarela. We also wanted it to have a low energy consumption so we did not discard our friend, gravity. Some people will say “you’ll be there forever” if we use gravity but honestly, we think we are all just to used to having things done instantaneously, everything has to be immediate and there is not much patience for processes that demand a little more work or take longer than “right now”. Yes, it does take a while but you don’t have to stare at it while its filtering, you can go away and get other things done and go back to check it once in a while. In any case, the filtering we are doing now is the one that will take longer, not only because we just starting to understand how it all works but also because we’ll have to filter a lot of oil in one go. When we’re on the road we won’t be filtering this amount of oil and then, of course, we are not in a hurry.

But back to our filtering system, we had to decide and after many questions and the help from the biotrucker Andy Pag and Adrian from Oilybits, we chose the system you can see here in the photo: a simple system made up of a drill powered aluminum pump, a couple of filters (30 and 10 microns), a special wvo hose and fittings. The whole thing is fixed on what was once a door and the pump has more wood pieces and an aluminum to reinforce the fixing (as it will need it when it is working…) and it even has removable feet for the structure to stand. Our portable filtering system fits perfectly between the tanks we have on the back of the van. 

What we have been doing is to pick up the waste vegetable oil that our friends have gathered (thank you Telmo, Quica, Kishan, Diogo, Silvina, Adar, Nuno, Iram, Raquel, Pedro, D.Ema e Sr.Carlos), filter it with a colander and let it rest for a few days for it to separate from residues, water, etc. After that we take the cleaner oil that is on the surface of the container where its stored and start filtering with jeans. Then we take the container with the pre-filtered oil to the assembled system and finish the filtering process with the pump and filters, this bit is fairly quick, we filtered 10 liters of oil in a few minutes.  

So far there has been a lot of improvising and learning as we go. There is a small chaos in the garden and vegetable garden at the home of the parents Bragança, where we have many flagons and tanks of several sizes scattered around, beach umbrellas to protect from the spring rain, multipurpose cloths and bags. We (and parents Bragança) hope that with this journey we’ll learn to have our chaos more organized and actually filter waste vegetable oil with the expertise of one who knows what they are doing.

Joaninha com cor

Bueno, ayer tuvimos una reunión que no estaba en los planes asi que esta publicación va tarde pero para compensar tenemos más sorpresas para mostrarles en breve, valerá la pena 🙂 Pero por ahora y como prometido, aqui está nuestro sistema de filtración de Oilybits, recién llegado pero ya esta funcionando!

Hay muchas versiones distintas de sistemas de filtración caseros por ahi y una rápida pesquisa en internet o youtube les va a dar muchas opciones, desde las más básicas que trabajan solamente con gravedad y filtros de vaqueros hasta los más complejos con bombas de alta tecnologia conectadas a motores, sistemas de medición de pressión, tanques de combustíble de inox, etc. En nuestro caso, que somos principiantes y viajantes, necessitábamos de un sistema que fuera bastante básico, de baja manutención y bajo costo y también portátil, para que lo pudiéramos transportar en la Amarela. Además queríamos que tuviera un consumo energético bajo asi que no pusimos de parte a nuestra amiga la gravedad. Algunas personas van a decir “pero asi nunca más” pero sinceramente pensamos que estamos todos muy acostumbrados que las cosas són instantáneas, todo tiene que ser imediato y no hay mucha paciencia para cosas que exijen un poco más de trabajo o que demoran más que “ahora”. Si, demora un poco pero uno no tiene que quedarse mirando el aceite, mientras se filtra se puede hacer otras cosas y controlar el proceso de vez en cuando. De cualquier forma, la filtración que estamos haciendo ahora es la que va a llevar más tiempo, no solo porque estamos empesando a entender como todo funciona pero también porque tenemos mucho aceite para filtrar de una vez sola. Cuando estemos en la ruta no vamos a filtrar tanta cantidad de aceite ni tampoco vamos con prisa.

Pero volviendo a nuestro sistema de filtración, tuvimos de decidir y después de muchas preguntas y la fundamental ayuda del biotrucker Andy y de Adrian de Oilybits, eligimos el sistema que pueden ver en la foto: un sistema sencillo compuesto por una bomba de aluminio movida con un taladro, dos filtros (de 30 y 10 microns), una manguera especial para aceite vegetal usado y abrazaderas. Todo esto esta fijo a una placa que un dia fue una puerta y donde va la bomba pusimos unos refuerzos de madera y aluminio porque tiene mucha fuerza cuando está filtrando, la estructura hasta tiene unas patas amovibles para que se mantenga de pie. Nuestro sistema portátil entra perfectamente en el espacio entre los dos depositos que llevamos en la camioneta.

Lo que hemos hecho es levantar el aceite vegetal usado que nuestros amigos nos conseguieron (gracias Telmo, Quica, Kishan, Diogo, Silvina, Adar, Nuno, Iram, Raquel, Pedro, D.Ema e Sr.Carlos), lo pasamos por un colador y lo dejamos reposar por algunos dias para que se separe de residuos, agua, etc. Después sacamos el aceite más limpio de la superficie del garrafón y lo pasamos por el filtro de vaquero. En seguida llevamos el aceite pre-filtrado hasta el sistema montado y se termina la filtración con la bomba y los filtros; esta parte es bastante rapida, filtramos unos 10 litros en pocos minutos. 

Hasta ahora hemos improvisado mucho y aprendiendo mientras lo hacemos. Hay un pequeño caos en el jardin y la huerta de la casa de los padres Bragança, donde tenemos garrafones y tanques de tamaños variados, sombrillas para proteger de la lluvia de primavera, trapos y bolsas multifunciones. Nosotros (y los padres Bragança) esperamos que con el viaje puedamos aprender a tener un poco de orden en nuestro caos y seamos capazes de filtrar aceite vegetal usado con la pericia de quien realmente sabe lo que está haciendo. 

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Categories: Motorhome | Tags: , | 2 Comments

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2 thoughts on “Filtragens | Filtering | Filtración

  1. I just discovered your blog via Fugas and can’t wait to hear more about your plans and progress… I love the idea of travelling around the world, and even better to be doing it “green” by using waste oil! Best of luck and I will be following you jealously from my computer screen here in Ericeira! xx

  2. Delfim Silva

    I have some experience with wvo … You can filter faster and better heating the oil (about 50/80° C ).
    At this temperature the wvo becomes as thinner as diesel oil !
    Also, this is the ideal temperature to burn it as fuel, and avoid problems during cold Winter …
    There are some wvo/svo heaters on sale (German made) on Internet for about 100 Euros …
    They use a glow plug for starting the engine w/ cold weather and the Engine cooling water to keep the WVO at the ideal temp to run the Engine … Then you have more strengh/economy on the Engine ! …
    Best wishes to all of you !

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